Parceiros Institucionais

Parceiros Institucionais

Tendo em conta todo o caminho que o voluntariado tem vindo a percorrer com mais de uma centena de voluntários desta associação e de outras entidades, têm-se estabelecido formalmente protocolos de cooperação institucionais:

 

CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO COVA DA BEIRA

O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira é um parceiro privilegiado onde o voluntariado, na sua maioria, desenvolve atividades e ações na área da saúde. É este parceiro que disponibiliza vários espaços onde são promovidas e desenvolvidas todas as atividades da Liga, entre eles a sede desta associação localizada no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã, inaugurada em 2 de fevereiro de 2018. Existe uma articulação direta entre a Liga e o Centro Hospitalar através da existência de um profissional da unidade de saúde que dirige o voluntariado e que promove a interligação entre as duas entidades.

 

AJAS – Associação de Jovens para Ação Solidária da Universidade da Beira Interior

Este protocolo de cooperação, foi assinado pela Dr.ª. Telma Cardoso no ano de 2013 e pretende promover e realizar iniciativas no âmbito do voluntariado e campanhas de solidariedade, que visam a melhoria do bem-estar das populações alvo e da humanização relacional e estrutural dos ambientes onde atua.

 

ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA DAS PALMEIRAS

Este protocolo de cooperação foi assinado em 2013. No âmbito do projeto “Ser +”, já existente na escola, com grupo de professores e alunos, pretende-se incentivar os jovens a desenvolverem a sua capacidade de cidadania ativa e de voluntariado. Estes têm vindo a desenvolver um conjunto de ações de solidariedade, no Hospital Pêro da Covilhã, na comunidade em geral.

 

ESCOLA SECUNDÁRIA CAMPOS MELO

Este protocolo foi assinado no ano de 2013. No âmbito do Clube de voluntariado da Escola e como entidade pioneira nesta área, desde o ano de 2011 que os alunos têm vindo a desenvolver atividades de entretimento com as crianças que recorrem ao hospital tanto na área da consulta externa do Serviço de Pediatria como no projeto Canto da Cigarra. Têm vindo ainda a desenvolver outros projetos de humanização e campanhas de solidariedade e promovido campanhas de angariação de produtos para os projetos desenvolvidos pelo Voluntariado, bem como na amenização de espaços do Hospital com murais e outros trabalhos efetuados pelas turmas de artes. Esta entidade, desde 2019, que é Sócia Honorária da Liga dos Amigos do CHCB.

 

EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã

epabi

Este protocolo foi assinado em 13 de junho de 2013 que, tendo em conta a sua índole cultural, visa uma maior humanização e criação de mecanismos de descompressão psicológica para os doentes, familiares e até profissionais desta instituição de saúde, através de momentos musicais a efetuar.

 

FRATERNIDADE NUNO ÁLVARES 

FRATERNIDADE

 

Fraternidade Nuno Álvares – Núcleo da Covilhã, cujo protocolo foi assinado em 2013, visando a promoção e apoio a iniciativas para uma melhoria do nível de saúde e bem-estar dos cidadãos numa vertente de voluntariado e humanização norteada por princípios de solidariedade.

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BELMONTE

Este protocolo foi assinado pela provedora Dr.ª Anabela Pinto no ano de 2013, também no âmbito do projeto “Oferecer Sorrisos”. Existe assim um grupo de voluntárias tem vindo a desenvolver atividades junto dos idosos institucionalizados, amenizando espaços e criando laços de afetividade entre eles.

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO FUNDÃO

Este protocolo foi celebrado a 5 de dezembro de 2014, Dia Internacional do Voluntário, com o objetivo de estabelecer cooperação entre as entidades, tendo em visita a criação de sinergias reciprocas, partilhando instalações e recursos, criando juntos iniciativas no âmbito da solidariedade e do voluntariado. Entre várias atividades conjuntas, esta parceria consiste ainda na visita semanal de alunos e professores com a leitura do jornal do Fundão aos doentes internados no Hospital do Fundão.

 

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA COVILHÃ

Este protocolo foi celebrado a 5 de dezembro de 2014. Esta cooperação entre as duas entidades tem em vista a criação de sinergias recíprocas de forma a criar uma mais-valia para ambos na realização de projetos e iniciativas no âmbito da solidariedade e do voluntariado.

 

ASSOCIAÇÃO ENTRELAÇOS – Fundão 

Este protocolo foi celebrado a 5 de dezembro de 2014 e tem como objetivo a promoção da cidadania ativa assente no voluntariado, assim como o desenvolvimento de laços de cooperação que permitem realizar projetos conjuntos.

 

RUDE

 

RUDE1

Este protocolo foi assinado em 15 de janeiro de 2015, tendo em vista a implementação de estratégias de desenvolvimento local, assim como o desenvolvimento da base comunitária. Esta parceria traduz uma matriz dinâmica de cooperação estratégicas entres as duas entidades.

 

MODATEX – Centro de formação Profissional da Industria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios 

Protocolo assinado em 2016. Esta união pretende promovera construção de percursos conjuntos na oferta educativa e formativa no desenvolvimento de reconhecimento, validação e certificação de competências na área do voluntariado, assim como na partilha de instalações e promoção de atividades.

 

H-SARAH TRADING

Protocolo assinado em 1 de outubro de 2013. Este projeto de apoio social, ajuda e comparticipa pelos meios adequados, atividades de interesse e apoio à população desfavorecida, onde o voluntariado coopera na recolha de roupas, calçado e brinquedos que são depositados num contentor próprio e recolhidos pela entidade cooperativa. Os valores alcançados com o angariado na roupa, o voluntariado hospitalar adquire equipamentos que melhorem em termos de humanização e conforto a permanência dos doentes nas unidades de saúde do Centro Hospitalar.

 

AJUDARIS

Protocolo existente desde o ano de 2014, no âmbito de promoção de diversas atividades de caráter social e humanitário que contribui para a inclusão e integração social. Colaboramos no projeto “Histórias da Ajudaris”, promovendo o projeto na comunidade escolar do concelho da Covilhã e incentivar a participação das entidades locais neste projeto.

CÂMARA MUNICIPAL DA COVILHÃ – GABINETE DE ASSOCIATIVISMO

Desde o ano de 2018 que a Liga dos Amigos se encontra registada no Registo Municipal Associativo e que faz parte integrante da Plataforma do Associativismo da Covilhã. Esta tem como objetivo reforçar a ligação entre a autarquia e o movimento associativo, a Câmara Municipal da Covilhã através do Gabinete de Apoio ao Associativismo. Outro dos seus objetivos, passa pela recolha e informatização de todos os elementos identificativos das associações, por forma a criar e manter ativo o Registo Municipal Associativo – instrumento fundamental para a prossecução das políticas associativas comuns, nomeadamente nas candidaturas aos apoios municipais.

ACADÉMICO DOS PENEDOS ALTOS 

Protocolo assinado em 2013, que visa a promoção e apoio a iniciativas para uma melhoria do nível de saúde e bem-estar dos cidadãos numa vertente de voluntariado e de atividades culturais e desportivas conjuntas.

 

JORNAL FÓRUM COVILHÃ

 

Protocolo existente desde 2 de fevereiro de 2019, no âmbito do ‘Jornal Sorriso’ do Voluntariado da Liga dos Amigos do CHCB em que o Jornal Fórum Covilhã elabora e edita 3 vezes por ano este boletim como suplemento do seu semanário regional.