Breve História
Desde sempre que se deslocaram ao Hospital pessoas generosas e disponíveis que davam um pouco do seu tempo e carinho no apoio ao doente internado que na hora da visita não tinham o acompanhamento de familiares e/ou amigos.
A implementação de regulamentos de visitas aos doentes no hospital em 1995, impediu que estes cidadãos pudessem individualmente continuar a sua missão.
Após vários encontros com estes cidadãos, criou-se um projeto de voluntariado hospitalar que, após formação adequada desenvolvida no Porto e, sob a coordenação da Dra. Teresa Rodrigues, em 2 de fevereiro de 1998 iniciou o voluntariado no então Hospital Distrital da Covilhã com 18 voluntários/as.
Assim, em complementaridade com os profissionais de saúde, estes voluntários iniciaram a sua ação nos serviços de internamento com o apoio anímico que prestam aos doentes e na Consulta externa na distribuição dos pequenos alimentos, ações que atualmente ainda se mantêm.
Este grupo de voluntariado foi promovendo anualmente a formação inicial para novos cidadãos que se comprometeram a enriquecer este grupo e melhorar a intervenção junto dos beneficiários das ações a desenvolver.
No ano de 2001, Ano Internacional dos Voluntários, foram desenvolvidas várias iniciativas de promoção de voluntariado que se desencadearam na comunidade.
Em janeiro de 2002, com o objetivo de criar sustentabilidade jurídica deste grupo de voluntariado hospitalar é constituída a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira, com a direção presidida pelo Sr. Augusto Lopes Teixeira.
O grupo foi-se consolidando e notabilizando na sua intervenção junto da comunidade hospitalar, norteada sempre por princípios de solidariedade, humanização e doação. Foram muitos os projetos que foram criados, dos quais se destaca a Biblioteca do Utente em 2002, criado e desenvolvido pelo Dr. Nuno Abreu, que desenvolve e assume atualmente a coordenação do voluntariado hospitalar.
Em 2007, com a nomeação como coordenador do voluntariado do Dr. Nuno Miguel Abreu e com cerca de duas dezenas de voluntários, foi-se percorrendo uma longa caminhada de consolidação, crescimento no número de voluntários, implementação de novos projetos, estabelecimento de parcerias externas e reconhecimento do voluntariado da área da solidariedade e dos afetos expressos nos gestos dos voluntários.
Destacamos o ano de 2011, Ano Europeu do Voluntariado, já com mais de uma centena de voluntários (regulares, ocasionais e diretivos), o qual se notabilizou na região e no país na área do Voluntariado e cidadania ativa.
Em janeiro do mesmo ano promoveu as 1as Jornadas de Voluntariado da Cova da Beira e o 1º Encontro de Associações de Voluntariado da Cova da Beira, iniciativa de âmbito nacional e que foi apadrinhado pelo Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.
Com estas iniciativas o Voluntariado do CHCB percorreu a região, o país e o mundo em conferências, palestras, feiras dando a conhecer o Voluntariado na saúde desenvolvido pela Liga dos Amigos. Foi assim, umas das cinco associações de voluntariado nacional que, juntamente com a Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (Dra Elza Chambel), o coordenador do voluntariado (Dr. Nuno Abreu) participou no 3rd eu level thematic conference for the european year of volunteering 2011, que decorreu em Atenas, na Grécia.
Ainda em 2011, iniciaram-se projetos e ações de voluntariado importantes para a melhoria da permanência dos utentes e familiares no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira:
Canto da Cigarra;
Encaminhamento de utentes na consulta externa e serviços de ambulatório;
Voluntariado Juvenil;
Projeto Oferecer Sorrisos – voluntariado com idosos;
Entre outros projetos de humanização.
Foi ainda em 2011 que a Assembleia da República atribuiu um diploma de mérito à Liga dos Amigos pelo voluntariado que exerce.
Esta associação tem-se notabilizado na responsabilidade em envolver a comunidade na prossecução de promoção do voluntariado com o desenvolvimento de vários projetos e iniciativas que envolvem as instituições locais, associações de Voluntariado, cidadãos e redes sociais entre protocolos formais, formações e encontros de associações de Voluntariado da Cova da Beira, jornadas promovidas para a região. Nas muitas atividades de voluntariado desenvolvidas em conjunto, a Liga dos Amigos tem vindo a desempenhar um papel preponderante na área do voluntariado na Cova da Beira.
A liga continua a trilhar o seu caminho com destaque para as 2ª jornadas de voluntariado da Cova da Beira em maio de 2014, o apadrinhamento da criação do Banco Local de Voluntariado do Concelho da Covilhã no ano de 2017, entre vários outros projetos que continua a desenvolver.