Objetivos

A Liga dos Amigos do CHCBeira na sua abrangência da área da saúde e social, tem como objetivos:

  1. Promover e apoiar iniciativas de caráter social e na área da saúde que visem a criação de mecanismos de melhoria das condições de saúde da população.
  2. Promover e gerir o voluntariado hospitalar mediante acordos a firmar com o Centro Hospitalar Cova da Beira.
  3. Colaborar com os serviços do Centro Hospitalar no apoio a prestar aos utentes e seus familiares, complementando e enriquecendo a missão da organização hospitalar.
  4. Contribuir para que o Centro Hospitalar seja, cada vez mais, uma instituição humanizada, eficiente e de elevado grau de credibilidade e confiança.
  5. Cooperar com entidades públicas e privadas, coletivas e singulares, em tudo o que diga respeito à melhoria do atendimento e prestação de cuidados de saúde, tendo sempre em vista a dignificação da pessoa humana, do doente e defesa dos seus direitos.
  6. Promover e implementar formações iniciais, contínuas e específicas ao corpo de voluntários.
  7. Organizar e efetuar conferências, debates, ações de formação e de sensibilização e outras iniciativas na área de influência da Liga sob a temática do voluntariado e em relação direta com os fins da associação.
  8. Participar, como órgão consultivo, na definição das grandes orientações da política da saúde no Centro Hospitalar.
  9. Cooperar com entidades públicas e privadas, coletivas e singulares, na promoção e implementação de grupos de voluntariado na região da Cova da Beira.

Além dos enumerados no número anterior, a Liga poderá prosseguir outros objetivos, tais como assegurar especial proteção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente, crianças, jovens e idosos, através da prestação de atividades e ações de voluntariado e sem fins lucrativos desde que compatíveis com o seu objeto.