Projeto “Natal no Hospital”

Desde 2008 que este projeto tem como finalidade proporcionar aos utentes/familiares/profissionais um espaço mais agradável durante a quadra natalícia, amenizando assim a permanência destes em espaço hospitalar. Assim, o voluntariado hospitalar lança um desafio às instituições regionais (Covilhã, Fundão e Belmonte) nomeadamente às IPSS´S, associações e instituições que apoiam idosos, Estabelecimento Prisional, APPACDM´S,IMG_0934 núcleos de voluntariado das escolas e outras, para com os seus utentes elaborarem voluntariamente um cenário de Natal. Estes trabalhos são depois colocados pelos voluntários nos vários espaços do Hospital utilizados pelos utentes durante o mês de dezembro até 6 de janeiro.

Nesta corresponsabilização da comunidade em humanizar o hospital, têm estado anualmente expostos mais de 50 cenários, na sua maioria, presépios que fazem as delícias de quem vem ao hospital e sente o Natal de uma forma mais solidária, mesmo perante as fragilidades de quem está doente.

IMG_0870Ainda integrado neste projeto, além da amenização dos espaços, criam-se ainda os MOMENTOS DE NATAL, onde em colaboração com as associações culturais e recreativas da região se promovem ao longo do mês de dezembro apontamentos de música e pequenos concertos em vários espaços do Centro Hospitalar.

Promovendo ainda uma maior proximidade nesta época com os utentes, os voluntários do projeto “+Ativo+Solidário” elaboram um símbolo de Natal que os voluntários do projeto “+ Próximo”entregam a todos os doentes internados no CHCBeira, juntamente com uma palavra de conforto e de afetividade dias antes do Natal.

Objetivos:
  • Humanizar o espaço hospitalar;
  • Amenizar a permanência dos cidadãos na estrutura hospitalar;
  • Envolver proativamente a comunidade na prossecução da humanização hospitalar;
  • Contribuir para uma suavização do hiato dos laços de sociabilidade provocados pelo processo de hospitalização;
  • Promover os valores de solidariedade.