Formação

A formação é um fator primordial no processo das atividades desenvolvidas pelos voluntários/as no Centro Hospitalar Cova da Beira.foto 1 (7)

O seu principal objetivo é habilitar e capacitar os  voluntários para um “saber ser e saber fazer” na intervenção que têm junto dos beneficiários no âmbito dos projetos desenvolvidos pela Liga dos Amigos.

foto 1 (8)A Liga Promove:

A FORMAÇÃO INICIAL que é constituída por 8 módulos em 22 horas, ministrada por formadores que de forma voluntária fazem a transmissão de saberes para os futuros voluntários.

 

 

MÓDULOS:
♦ Sessão Inicial com candidatos
♦ Noções básicas de Voluntariado
♦ Biblioteca do Utente
♦ Ser voluntário – deontologia
♦ Ser Voluntário na saúde
♦ Voluntariado no CHCBeira
♦ Relacionamento Interpessoal
♦ Gerir Emoções
♦ Boas práticas em controlo de infecção hospitalar
♦ Confidencialidade e privacidade
♦ Workshops de atividades

Terminada a formação, os voluntários admitidos integram as atividades e ações do Voluntariado com os voluntários tutores, já existentes no nosso grupo.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ao longo do ano de atividades decorre ainda a FORMAÇÃO CONTÍNUA e de aperfeiçoamento que se integra na aprendizagem permanente e melhoria das competências desenvolvidas pelos voluntários.

Esta formação abrange várias áreas temáticas e vai correspondendo às necessidades manifestadas e sentidas pelos voluntários. Decorrem nas áreas da psicologia, da saúde, comunicação e outras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Promove-se ainda a FORMAÇÃO ESPECÍFICA, dando resposta às necessidades dos voluntários em valências onde atuam, com o objetivo de melhorarem a qualidade da sua prestação junto da população alvo.